terça-feira, 17 de agosto de 2010

Técnica de colagem utilizada nas obras de Wan

A Colagem é uma técnica não muito antiga, criativa e divertida, que tem por procedimento juntar na mesma superfície duas ou mais imagens, cada uma de origem diferente da outra.
 Os primeiros artistas a utilizarem essa técnica foram Pablo Picasso e Georges Braque. Eles colavam diversos materiais em suas pinturas a óleo. Depois de algum tempo, vários deles começaram a misturar imagens impressas de todo o tipo, desde rótulos até gravuras. Max Ernst fazia criativas colagens a partir de ilustrações de jornais e revistas ou juntando coisas, inventando criaturas.
 Outro artista importante que desenvolveu a técnica da colagem como arte foi Henri Matisse. Ele chamava essa técnica de "desenhando com tesouras". A técnica consiste em cortar figuras em papéis coloridos. O resultado são composições simples, mas muito bonitas, que acabou influenciando muitos outros artistas depois dele.
 Avançando um pouco mais na história, por volta da década de 60, surge a pop art, movimento que mistura imagens populares de propaganda, como caixas de sabão em pó com outras imagens, usando pintura e serigrafia. Robert Rauschenberg, artista plástico, atuante até hoje, fez muitos trabalhos desse tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário